Novo fôlego para o turismo da cidade de Niterói

Acompanhados de autoridades do setor de turismo, o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, conversa com o secretário de Estado Ronald Ázaro. Foto: Marcelo Feitosa

Prefeitura e Governo Federal lançam projetos com objetivo de atrair mais visitantes para o município e Programa Pronatec Copa vai promover a capacitação profissional para o setor

A Prefeitura de Niterói assinou na quarta-feira com o Ministério do Turismo um acordo de cooperação técnica para a execução na cidade do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego visando à Copa do Mundo de 2014 (Pronatec

Copa).

No mesmo evento, realizado no Memorial Roberto Silveira, no Caminho Niemeyer, e que contou com as presenças do prefeito Rodrigo Neves, do secretário estadual de Turismo, Ronald Ázaro, e do presidente da Neltur, Paulo Freitas, a municipalidade firmou acordo com o Sebrae para a implantação em Niterói do Projeto Desenvolvimento do Turismo no Roteiro Integrado Rio Serra Mar.

O secretário Ronald Ázaro aproveitou para anunciar que Niterói deverá receber, em novembro, a edição do Salão Estadual de Turismo e do Brite (Brazil International Tourism Exchange), que é uma grande feira na área do turismo que recebe diversos operadores do segmento, não só de todo Brasil, como também internacionais. Para Rodrigo Neves, o evento será um grande marco para a cidade.

O programa Pronatec Copa vai promover a capacitação profissional no âmbito do setor de turismo visando à Copa 2014. Serão promovidos 21 cursos, entre eles de agentes de informações turísticas, atendente de lanchonete, camareira em meios de hospedagem, cerimonialista, recepcionista de eventos, sushiman, codutor de turismo de aventura, bartender e sommelier.

Os participantes receberão auxílio estudantil, com alimentação e transporte. Cerca de 300 pessoas já foram pré-matriculadas e duas turmas, com 45 alunos, foram formadas para os cursos de recepcionistas em meios de hospedagem e organizador de eventos.

Já o Projeto Rio Serra Mar é destinado às microempresas, empresas de pequeno porte e empreendedores da cadeia produtiva do turismo ligados direta e indiretamente ao setor de serviços, no entorno da estrada Serra Mar (RJ-142) e região metropolitana, incluindo Niterói. Outros municípios fluminenses estão envolvidos como Casimiro de Abreu, Armação de Búzios, Cabo Frio, Arraial do Cabo, Rio das Ostras, Macaé, Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo.

Entre os objetivos do programa estão a geração de novas oportunidades de trabalho e renda de forma sustentável e inovadora, aumentar o fluxo de permanência dos turistas regiões metropolitana, serrana e litorânea do Estado, além de aumentar a competitividade das micro e pequenas empresas destas regiões.

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, destacou outras parcerias que a administração municipal construiu para desenvolver o turismo na cidade. Uma delas foi o acordo com a Prefeitura do Rio que possibilitou a divulgalção de Niterói no trade turístico da capital fluminense, principalmente o Caminho Niemeyer e os fortes.

Planos para os Jogos Olímpicos de 2016- Rodrigo Neves citou também a elaboração do Plano Niterói para as Olimpíadas de 2016, que foi apresentado ao COB (Comitê Olímpico Brasileiro) e ao ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, e que já garantiu à cidade receber delegações internacionais para os Jogos.

O prefeito falou ainda sobre os investimentos no Caminho Niemeyer que, em seu governo, ganhou um Centro de Atendimento ao Turista, teve a inauguração do Centro de Memória da História e da Literatura Fluminense e está sendo integrado ao Terminal Rodoviário João Goulart. Segundo ele, o local, nos primeiros cinco meses de 2013, já recebeu mais visitas do que nos últimos cinco anos.

“O Caminho Niemeyer ficou anos absolutamente escondidos. A entrada era uma vergonha, uma porteira de madeira. Com o projeto de revitalização do centro, vamos internacionalizar o Caminho Niemeyer”, afirmou.





Fonte: http://jornal.ofluminense.com.br




Data do artigo: Qui, 04 de Julho de 2013

Publicidade

Banner
Banner
Banner
Banner
Banner

enquete

Qual o seu Time de Coração?